quinta-feira, 30 de junho de 2011

Auscultação de Via irá percorrer Portugal

TVC Notícias, 2011/06/30 21:24
Por Jorge Lopes

Desde o passado dia 25 de Junho, e até dia 22 de Julho, irá circular por Portugal Continental uma composição especial da CP a realizar uma análise às vias férreas portuguesas cuja bitola seja ibérica (exclui-se, portanto, a Linha do Vouga e restantes de via estreita).

A análise, que consiste numa auscultação de via realizada a 40km/h, visa encontrar possíveis falhas que a infraestrutura possa ter e assim prevenir descarrilamentos ou um maior desgaste da via.

A composição, composta por uma locomotiva diesel da CP, de série 1400, uma carruagem sorefame não renovada e um vagão auscultador de via, proveniente do Metro de Berlim, irá assim percorrer desde Valença até Vila Real de Santo António as linhas portuguesas de bitola ibérica que se encontram abertas à exploração ferroviária, excepto, ao que a TVC apurou, o Ramal de Cáceres.

Ao que tudo indica, esta composição irá ser a primeira circulação da CP a circular na nova plataforma de via entre Bombel e a Casa Branca, visto que entre Alcáçovas e Bombel esta composição não tem ainda horário de circulação. Caso a linha ainda não esteja pronta até esta data, então o comboio especial terá de recuar à Funcheira, a 100km, para seguir em direcção a Bombel.

As datas planeadas das viagens desta composição podem ser visualizadas aqui:

Dia 2 de Julho: Linha de Guimarães e Linha de Leixões;
Dias 3 e 4 de Julho: Linha do Douro;
Dia 5 de Julho: Beira Alta;
Dia 6 de Julho: Ramal de Alfarelos;
Dia 9 de Julho: Linha do Oeste;
Dia 10 de Julho: Linha de Sintra;
Dia 11 de Julho: Linha de Cascais;
Dia 12 de Julho: Linha do Sado;
Dia 13 de Julho: Linha do Sul e Linha de Sines;
Dia 16 de Julho: Linha do Algarve;
Dias 17 e 18 de Julho: Linha do Alentejo;
Dia 19 de Julho: Linha de Vendas Novas
Dias 21 e 22 de Julho: Linha do Norte.

Estas viagens ocorrem depois deste comboio já ter ido, na semana passada, à Linha da Beira Baixa, Linha do Leste, Linha do Norte, Linha do Minho e Ramal de Braga, entre outras.

Para mais informações, consultar o site da REFER: www.refer.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário