sábado, 2 de julho de 2011

Fim da ligação internacional a Porto-Vigo

Por Jorge Lopes 
2011/07/02 14:52

A Ponte Internacional de Valença sobre o rio Minho, com um tabuleiro para a circulação rodoviária e outro, superior, para a ferroviária, ligando a margem portuguesa e espanhola no norte de Portugal, comemora este ano 125 anos de existência, mas irá ver o fim à sua utilidade no transporte ferroviário (pelo menos, para os serviços de passageiros). Parece irónico, mas não é. 

Numa altura como esta em que se discute o adiantamento para 2017 (ou mais) da ligação por Alta Velocidade entre o Porto e Vigo, a CP anunciou que já no próximo dia 10 de Julho será suspensa a actual ligação Internacional, por via convencional, entre as duas cidades. Ou seja, na prática, não vai haver comboio de alta velocidade nos próximos anos, e as quatro ligações diárias que actualmente existem entre as duas regiões, que demoram cerca de 3 horas, vão acabar. E o norte de Portugal irá perder parte de si.


Não houve explicações por parte da CP, não houve um anúncio formal, nem na Imprensa esta notícia foi divulgada... Parece que o caminho de ferro em Portugal desaparece aos bocados, sem que ninguém se aperceba, e acaba com as possibilidades de as pessoas se ligarem. Ainda para mais, neste caso, pessoas dos dois lados da fronteira. A única ligação internacional do norte de Portugal a Espanha, a única forma de pessoas dos dois países trocarem um dia no estrangeiro, e voltarem pela noite ao seu país.

Porquê acabar com esta ligação que tantos benefícios trazia ao Porto, e à região de Vigo, que para além de permitir as viagens entre cidades como Viana, Caminha, Valença e Galiza, tinha ainda como vantagem o facto de turistas espanhóis (e não só) poderem vir de manhã ao Porto e regressarem pela noite a Vigo e vice-versa?

Vai acabar, na próxima semana, sem que sequer se tenha tentado melhorar o serviço, alterado o material circulante, diminuído os tempos de percurso, alterado os horários, reforçado a publicidade ao serviço, criado pacotes turísticos para o serviço ou reduzido os custos. Sem que tenha havido um esforço conjunto entre a CP e a RENFE, operadora espanhola, pela sua manutenção e melhoria. Num momento como este, em que a CP e a RENFE até adquiriram novo material circulante para as ligações regionais.

"Utilize os transportes públicos! Proteja o ambiente!", Vá de Comboio. O Ambiente Agradece", "Viva a Viagem!" ou ainda "Próxima paragem, mudar a sua vida!" - Irónica publicidade esta, que nos remete para a impossibilidade de a poder realmente concretizar...

Foto Jorge Lopes - Serviço Internacional Porto-Vigo na estação espanhola de Tuy


2 comentários: